Já aconteceu de você estar comprando papel e o vendedor perguntar qual gramatura você queria, e isso te deixar confuso? Afinal, você só queria “um papel”. Então, o que exatamente significa essa tal gramatura?
A gramatura refere-se, basicamente, à espessura ou ao peso do papel. É a maneira de expressar o quão “grosso” ou “robusto” um papel é. Por exemplo, um papel com gramatura de 180g significa que, em termos literais, ele pesa 180 gramas.
No entanto, há um detalhe importante: uma folha A4 (tamanho comum) é menor que uma folha de scrapbook, e, mesmo que ambas tenham a mesma gramatura, se você colocá-las na balança, nenhuma delas vai pesar exatamente 180g. Então, como se chega a esse número?
A padronização
Para padronizar o peso do papel, a indústria utiliza o metro quadrado (1m²) como base de medida. Isso significa que a gramatura de um papel é determinada pelo peso de uma folha que tenha exatamente 1m². Portanto, um papel com gramatura de 180g pesa 180 gramas quando possui o tamanho de 1 metro quadrado.
Essa padronização permite que papéis de diferentes tamanhos, mas com a mesma gramatura, tenham o mesmo tipo de espessura e resistência, mesmo que as folhas individuais não pesem exatamente o valor indicado.